Divisão de Aperfeiçoamento na Carreira (DIAC)

DIAC - Quem somos, o que fazemos

Em 1970 foi criado na UFRJ o primeiro setor responsável por capacitação de funcionários. Contando com várias denominações ao longo desse tempo, a Divisão de Aperfeiçoamento na Carreira (DIAC) é responsável por planejar e desenvolver ações de capacitação e de qualificação destinadas aos servidores da UFRJ.

Missão da DIAC

Desenvolver o corpo funcional – técnico-administrativos e docentes – da UFRJ objetivando a permanente valorização e qualificação profissional. Este caminho busca o aperfeiçoamento do desempenho das funções favorecendo, assim, a qualidade na prestação dos serviços à comunidade universitária.

Atividades da DIAC

A DIAC promove oficinas culturais para os servidores (docentes e técnico-administrativos) e cursos presenciais e a distância, que tem como objetivo principal aperfeiçoar seus fazeres promovendo reflexões acerca do trabalho cotidiano e de sua importância enquanto parte de um todo.

Visando a expansão de suas atividades e o atendimento de novas demandas e a mais unidades, a DIAC inaugurou o Núcleo de Capacitação a Distância (NUCAD), responsável pela oferta de cursos na modalidade a distância que contribui com os servidores que não tem como se ausentar do local de trabalho.

Todas essas ações têm como consequência o despertar dos servidores para a necessidade de aperfeiçoamento constante, colaborando assim para a formação de uma cultura institucional de aprendizagem contínua.

Importância da capacitação

A capacitação é direito do servidor e proporciona os seguintes benefícios:

• Progressão por capacitação na carreira;
  • Aumento em torno de 3,6% (3,7% em março de 2014 e 3,8% em março de 2015) no salário-base, para cada nível de progressão;
  • Conhecimentos e novas habilidades;
  • Contato com outros servidores que desenvolvem o mesmo trabalho ou que possuem um interesse em comum.

Tabela para progressão por capacitação profissional

capacitação

Clique aqui para mais informações.